quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Folhados Mistos


Aqui está uma solução super prática, simples e saborosa para um lanche rápido.
Uns folhados mistos, recheados com fiambre e queijo.

E, na minha opinião, ficam muito melhor que os que se compram por aí...


Ingredientes (para 6 folhados):

  • 1 base de massa folhada rectangular, costumo usar a do Lidl, mas sei que também existe massa folhada rectangular do Continente.
  • 12 fatias de fiambre, uns pedaços de queijo flamengo ou 6 fatias.
  • 1 gema de ovo para pincelar.

Modo de preparação:
  1. Tirar a massa folhada em rolo do frigorífico e aguardar uns 15 minutos.
  2. Desenrolar a massa no seu papel vegetal (que pode ser aproveitado para forrar o tabuleiro de ir ao forno) e, com o corta-pizzas ou uma faca bem afiada, cortar ao meio no sentido da largura e depois cada metade em 3, no sentido do comprimento. Ficamos com 6 rectângulos de massa.
  3. Colocar 2 fatias de fiambre em cada um e, por cima, uns pedaços de queijo ou uma fatia.
  4. Humedecer as bordas da massa para colar melhor, dobrá-los e calcar um pouco nas margens, para que, ao derreter, o queijo não fuja para fora.
  5. Colocar os rectângulos de massa já recheada no tabuleiro e pincelar com uma gema batida com uma pitadinha de sal. Nesta altura pode polvilhar-se com umas sementinhas a gosto...pode ser de sésamo, ou linhaça. o que se quiser e gostar.
  6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos ou até a massa ficar douradinha. Deixar arrefecer um pouco e servir.
O recheio pode ficar à imaginação, ao gosto de cada um. Com chouriço, com um pouco de polpa de tomate e oregãos, além do fiambre e queijo e ficam a parecer uns folhados de pizza. Ou uma versão doce, com chocolate, ou doce de ovo, ou doce de morango, ou mel e canela...


Obrigada pela visita!

2 comentários:

  1. Que delícia!!! Também adoro pratos de forno ;)
    Beijinhos e uma semana maravilhosa para ti!

    ResponderEliminar